Microsoft Teams

Microsoft Teams

Cooperação Técnica Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do RJ e IES do estado do Rio de Janeiro

UERJ e MS Workshop Educação remota com Microsoft Teams

Centro de Treinamento do Office 365 – Tutoriais de todas as aplicações e ferramentas do Office 365

Guia Rápido de Uso do Microsoft Teams – Guia com dicas rápidas de uso

Blog de Educação da Microsoft – Blog com dicas e reflexões sobre Educação RemotaCaderno de Classe OneNote – Guia para uso do caderno de classe no Microsoft Teams

DICAS INICIAIS PARA USO DO TEAMS COM PROF. JOSÉ RICARDO CUNHA

Guias Rápidos para educadores

Clique na imagem e baixe o documento

A UERJ está participando de um Termo de Cooperação Técnica elaborado pela SECTI com a Microsoft, que disponibiliza os recursos do Office365 em nuvem, inclusive o Teams, plataforma que permite videoconferência para aulas online. Os termos do convênio serão divulgados brevemente, mas a plataforma já se encontra disponível.

Para acesso a plataforma, é necessário:

1)Possuir uma conta de email individual da UERJ que pertença aos seguintes domínios:

a) xxxxxx@uerj.br

b) xxxxxx@graduacao.uerj.br

c) xxxxxx@posgraduacao.uerj.br

d) xxxxxx@ce.uerj.br

2)Acessar a página https://www.microsoft.com/pt-br/education/products/office e fazer a inscrição, utilizando a conta da UERJ;

3) Acessar https://www.office.com/ e utilizar.

Por conta de implicações legais, principalmente originadas pela nova Lei Geral de Proteção de Dados, algumas diretrizes devem ser obrigatoriamente observadas:

3-1) A inscrição na Microsoft deve ser realizada somente com contas de email individuais, isto é, não serão permitidas contas institucionais. Precisa ser assim para que se possa identificar inequivocamente o agente causador de lesões ou ilegalidades provocadas pelas violações de leis de proteção aos dados ou marca registrada. O Office não impede o cadastro de contas institucionais. Entretanto, as contas serão examinadas regularmente e, aquelas identificadas como institucionais serão excluídas;

3-2) É vedada a criação ou armazenamento de documentos institucionais utilizando-se as ferramentas Word, Excel, PowerPoint e OneDrive do Office 365 em nuvem. Isso tem objetivo de preservar a UERJ de estabelecer vínculos de dependência e impedir o vazamento ou divulgação de informações sensíveis.

Estes recursos são para trabalhos acadêmicos cuja divulgação implica disponibilizar conhecimento para a sociedade, portanto os documentos/trabalhos disponibilizados devem ser apenas aqueles considerados públicos, não devem estar protegidos por leis de proteção de dados ou copyright;

3-3) É vedado o armazenamento/divulgação de obras protegidas por copyright. Pode-se criar um link para o endereço da obra, mas não a armazenar.

3-4) Deve-se presumir que qualquer conteúdo disponibilizado na plataforma poderá ser consumido por outros que não aqueles que originaram a criação deste. Por isso é fortemente recomendado que não se use estas ferramentas para escrever um livro, um artigo, ou qualquer texto para o qual se tenha alguma expectativa de sigilo.

Ao longo do processo de utilização, a Dinfo poderá acrescentar outras normas que se fizerem necessárias para o bom uso da Plataforma.

O Helpdesk DINFO está à disposição via e-mail pelo endereço helpdesk@uerj.br, pelo telefone 2334-3030 ou pelo chat ao clicar no ícone disponível ao lado. Persistindo alguma dúvida, não deixe de nos contatar. Horário de funcionamento: das 9h às 18h.
Fonte: https://www.dinfo.uerj.br/servicos/office-365/